Doces tipícos de alguns países ao redor do mundo
O mochi é um dos docinhos mais consumidos no Japão, principalmente em festas. Ele pode ser de vários sabores, recheado com morangos, cremes e essências.
O ingrediente fundamental desse bolinho não podia ser outro, se não o arroz, ingrediente principal das maiorias dos pratos dos país, ele e moído em pasta e misturado à água, corante comestível e amido.
O tiramisu é uma sobremesa conhecida mundialmente, mas é na Itália onde é de fato uma tradição. O doce é feito com ovos, queijo mascarpone, conhaque, açucar, rum, biscoito e chocolate ou cacau.
Ele fica parecendo uma espécie de pavê, o nome significa "me pega" ou "me levanta".
Apesar de ser originalmente árabe e ter sido trazido com a colonização espanhola, o alfajor tornou-se tradiciona mesmo no Uruguai e na Argentina, Onde uniu-se ao irresitível doce de leite. Em ambos países é geralmente feito com dois discos de masa de amido de milho, recheados com chocolate ou doce de leite.
Um passeio pela terra dos hermanos não é mesmo se não provar um alfajor, o consumo na Argentina chega a mais de cinco milhões por dia.
Famosa mundialmente pela sua gastronomia, a França possui diversos doces muito consumidos, mas o mais tradicional deles é o crème brûlée, uma sobremesa feita de creme de leite, ovos e baunilha, coberto com uma camada de caramelo crocante por cima, dourado por um maçarico.
A origem do doce é disputada por franceses, espanhóis e ingleses, entretanto a receita já aparece em livros da França desde o início do séc. IXX.
A pavlova é igualmente típica tanto na culinária neozelandesa, quanto na australiana. Ela é feita com uma crosta de merengue com creme batido e coberto com frutas frescas e frutos secos.
A sobremesa foi criada em 1926 em homenagem à bailarina Anna Pavlova, que chegou ao ápice de sua carreira ao interpretar "A morte do Cisne". A criação do doce é disputada por ambos países.
Cheesecake é uma sobremesa feita de queijo, geralmente ricota ou marcapone, biscoios e frutas. Há inúmeras variações de receita, a mais conhecida é com o creme de franboesa.
Acredita-se que sua origemé grega, mas foi por volta de 1970 que se tornou famoso e uma espécie de "bolo nacional" nos Estados Unidos, principalmente na cidade de Nova York.
A aparência é de um ninho, o doce tradicionalmente sírio é feito com macarrão cabelo de anjo e recheado de pistaches, castanhas com calda de açucar ou mel.
A iguaria é bastante consumida em todo o Oriente Médio.
Como o nome já diz, é uma sobremesa feita com três tipos de leite: leche evaporada, doce de leite e leite de merengue. É um dos doces mais consumidos e fáceis de encontrar no Chile.
Vários países latino-americanos disputam sua origem e em cada um deles a decoração de torta é feita de uma forma.
O docinho de origem brasileira é feio com chocolate, manteiga e leide condensado. Ele foi criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, durante a campanha para eleição de um novo presidente do Brasil.
O candidato Eduardo Gomes patente militarde "brigadeiro" tinha grande apoio enre as mulheres, até que um dia algumas delas decidiram criar doces em sua homenagem para promover a campanha, e claro que o brigadeiro fez um imenso sucesso e tornou-se tradição nacional.